Astronomia Amadora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Astronomia Amadora

Fórum dedicado a todos os astrónomos amadores que se dedicam à Astronomia e à Astrofotografia
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     
CalendárioCalendário
Palavras-chaves
2017
Encerramento deste Fórum
Quase metade da Terra e Marte terá desaparecido durante o nascimento EmptySáb Out 28, 2017 6:21 pm por Admin
Dado o total desinteresse e a não participação pública neste Fórum, termino hoje as actualizações que vinha fazendo.

28/10/2017


Comentários: 0
Sobre este Fórum
Quase metade da Terra e Marte terá desaparecido durante o nascimento EmptyQui Set 28, 2017 8:44 pm por Admin
Construi este Fórum na expectativa de poder captar a atenção dos astrónomos amadoras - e também dos experts na matéria -, para trocarmos conhecimento, nomeadamente para quem se inicia na astronomia amadora e na astrofotografia.

Seria bom ter aqui um ponto de encontro, tipo conversa de café, onde poderiam ser debatidos temas relacionados com a finalidade deste Fórum.

Assim e como ainda …


[ Leitura completa ]
Comentários: 0
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 86 em Seg Set 02, 2019 12:28 pm

 

 Quase metade da Terra e Marte terá desaparecido durante o nascimento

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 68
Pontos : 12176
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/09/2017
Idade : 78
Localização : Lisboa

Quase metade da Terra e Marte terá desaparecido durante o nascimento Empty
MensagemAssunto: Quase metade da Terra e Marte terá desaparecido durante o nascimento   Quase metade da Terra e Marte terá desaparecido durante o nascimento EmptyTer Out 03, 2017 9:53 am

Quase metade da Terra e Marte terá desaparecido durante o nascimento Zap03102017

Os embriões da Terra e de Marte eram tão quentes que a sua atmosfera vaporosa – de silício e metais – era constantemente evaporada, fazendo com que os futuros planetas perdessem quase 40% de sua massa, declaram cientistas.

“Antes, sabíamos que o processo de formação dos planetas era muito tempestuoso, e que a Terra e outros planetas possuem uma composição química e isotópica incomparável a asteróides, mas não sabíamos que estas duas coisas estavam ligadas“, explica o cientista Remco Hin, da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

“De certo, a colisão dos embriões dos planetas e a sua evaporação no espaço causaram grande impacto na composição da Terra e de Marte”, acrescenta.

Hoje em dia, os cientistas quase não têm dúvidas de que os planetas começam a nascer dentro de discos de gás e poeira, cheios de pequenas partículas de poeira e massas densas de gás, e a sua formação é concluída depois de uma série de colisões entre planetesimais – “embriões” de planetas do tamanho de Vesta ou Ceres – asteróides.

Por outro lado, por enquanto, não temos informação precisa da aparência dos embriões desses planetas e como aconteciam as colisões entre eles. Alguns cientistas creem que planetesimais se pareciam com esferas gigantescas ardentes de magma fundido, outros opinam que se pareciam mais com bolas enormes de sujeira semilíquida.

Estas divergências, nota Hin no artigo publicado na revista Nature, em muitos aspectos estão ligadas ao facto de que até as mais velhas e “limpas” espécies de Marte, Terra e Lua diferem radicalmente da composição química e isotópica da matéria original do Sistema Solar, cujos fragmentos de vez em quando caem na Terra como asteróides.

Por enquanto, os astrónomos não podem explicar estas divergências, o que impede a revelação do segredo sobre a formação da Terra e planetas fora do Sistema Solar.

A equipe de Hin e um grupo de cientistas da Oxford chegaram muito perto de encontrar resposta para esse enigma ao criar a primeira “simulação” computorizada detalhada do Sistema Solar original, que leva em consideração todos os processos físicos possíveis que influenciavam a formação e colisão dos planetas.

Os cálculos revelaram um efeito interessante, nunca antes imaginado. Foi descoberto que os embriões de planetas bastante pequenos, menores do que Marte, teriam uma atmosfera “instável” composta por vapor de silício, sódio, outros metais e substâncias químicas.

Essa atmosfera seria constantemente aquecida pela queda de outros corpos celestes em “embriões” semelhantes, evaporando-se ao espaço incessantemente, pois a gravidade dos planetesimais seria muito fraca para reter um “ar” tão quente perto de sua superfície.

As leis físicas podem ser aplicadas a partir deste momento: quanto menor é a massa de um elemento ou seu isótopo, mais facilmente pode escapar da atmosfera do planeta. Sendo assim, magnésio, silício e outras substâncias bastante leves teriam se evaporado mais ligeiramente da atmosfera dos futuros planetas Terra e Marte.

Astrónomos estimam que ambos os planetas possam ter perdido cerca de 40% da sua massa e tenham sido privados da maior parte das partículas volantes e isótopos leves – magnésio e outros metais – presentes em grande quantidade em asteróides e cometas.

De acordo com os cientistas, planetas fora do Sistema Solar podem estar a ser formados, e as observações da sua formação poderiam ajudar a verificar se a teoria proposta é verdadeira ou não.

//ZAP
Por SN -
3 Outubro, 2017

Quase metade da Terra e Marte terá desaparecido durante o nascimento Astronomicalnews200transp

Ir para o topo Ir para baixo
https://astronomiamadora.forumeiros.com
 
Quase metade da Terra e Marte terá desaparecido durante o nascimento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» NASA descobre em Marte informações chave sobre origem da vida na Terra
» A vida chegou à Terra em meteoritos
» A primeira colisão de estrelas de neutrões vista da Terra
» Um asteroidezinho do tamanho de uma casa passou hoje pela Terra
» Tempestade magnética atinge a Terra esta sexta-feira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Astronomia Amadora :: Notícias Astronómicas :: Internacionais-
Ir para: