Astronomia Amadora
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Astronomia Amadora

Fórum dedicado a todos os astrónomos amadores que se dedicam à Astronomia e à Astrofotografia
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     
CalendárioCalendário
Palavras-chaves
2017
Encerramento deste Fórum
Haumea é um planeta anão para lá de Plutão e tem um anel EmptySáb Out 28, 2017 6:21 pm por Admin
Dado o total desinteresse e a não participação pública neste Fórum, termino hoje as actualizações que vinha fazendo.

28/10/2017


Comentários: 0
Sobre este Fórum
Haumea é um planeta anão para lá de Plutão e tem um anel EmptyQui Set 28, 2017 8:44 pm por Admin
Construi este Fórum na expectativa de poder captar a atenção dos astrónomos amadoras - e também dos experts na matéria -, para trocarmos conhecimento, nomeadamente para quem se inicia na astronomia amadora e na astrofotografia.

Seria bom ter aqui um ponto de encontro, tipo conversa de café, onde poderiam ser debatidos temas relacionados com a finalidade deste Fórum.

Assim e como ainda …


[ Leitura completa ]
Comentários: 0
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 86 em Seg Set 02, 2019 12:28 pm

 

 Haumea é um planeta anão para lá de Plutão e tem um anel

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 68
Pontos : 12176
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/09/2017
Idade : 78
Localização : Lisboa

Haumea é um planeta anão para lá de Plutão e tem um anel Empty
MensagemAssunto: Haumea é um planeta anão para lá de Plutão e tem um anel   Haumea é um planeta anão para lá de Plutão e tem um anel EmptySáb Out 14, 2017 10:22 am

Haumea é um planeta anão para lá de Plutão e tem um anel Zap14102017
Instituto de Astrofísica da Andaluzia
Haumea, um planeta anão para lá de Plutão, tem um anel

Nos confins do Sistema Solar, para lá da órbita de Neptuno, existe uma cintura de objectos compostos por gelo e rochas, entre os quais se destacam quatro planetas anões: Plutão, Éris, Makemake e Haumea.

Este último, Haumea, é o menos conhecido dos quatro e foi recentemente objecto de uma campanha de observação internacional capaz de estabelecer as principais características físicas do planeta anão.

O estudo, liderado por astrónomos do Instituto de Astrofísica da Andaluzia e publicado esta quarta-feira na revista Nature, revela a presença de um anel a orbitar o planeta anão.

Os objectos trans-neptunianos são difíceis de estudar devido ao seu pequeno tamanho, ao baixo brilho e às enormes distâncias que nos separam. Um método muito eficiente, mas complexo, baseia-se no estudo de ocultações estelares, a passagem desses objectos em frente de uma estrela (como um pequeno eclipse).

O estudo de ocultações estelares permite aos astrónomos determinarem as principais características físicas de um objecto – tamanho, forma e densidade – e foi aplicado com sucesso aos planetas anões Plutão, Éris e Makemake.

“Previmos que Haumea ia passar à frente de uma estrela no dia 21 de Janeiro de 2017, e doze telescópios de dez diferentes observatórios europeus focaram-se no evento”, afirma José Luis Ortiz, investigador do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), responsável pelo estudo.

“Estes meios técnicos permitiram-nos reconstruir, com uma precisão muito alta, a forma e o tamanho do planeta anão Haumea e descobrir, para nossa surpresa, que é consideravelmente maior e menos reflector do que se pensava anteriormente. É também muito menos denso do que se pensava, o que respondeu a perguntas que estavam pendentes sobre o objecto”.

Haumea é um objecto interessante: gira em torno do Sol numa órbita elíptica que demora 284 anos para completar (actualmente está cinquenta vezes mais longe do Sol do que a Terra), e completa uma rotação sob si próprio a cada 3,9 horas, muito menos do que qualquer outro corpo com mais de 100 km de comprimento no Sistema Solar.

Esta velocidade de rotação torna-o achatado, dando-lhe uma forma elipsoidal semelhante a uma bola de rugby. Os dados recém-publicados revelam que Haumea mede 2320 km no seu eixo maior – quase o mesmo que Plutão -, mas que não tem uma atmosfera global.



Primeiro objecto trans-neptuniano com um anel

“Uma das descobertas mais interessantes e inesperadas foi a descoberta de um anel em torno de Haumea. Até há alguns anos, só conhecíamos a existência de anéis em torno dos planetas gigantes. Recentemente, a nossa equipa descobriu que dois corpos pequenos situados entre Júpiter e Neptuno, pertencentes a um grupo chamado centauros, têm anéis densos à sua volta, o que se revelou uma grande surpresa. Agora descobrimos que corpos ainda mais distantes do que os centauros, maiores e com características gerais muito diferentes, também podem ter anéis,” comenta Pablo Santos-Sanz, outro membro da equipa do IAA-CSIC.

De acordo com os dados obtidos a partir da ocultação estelar, o anel fica no plano equatorial do planeta anão, tal como o seu maior satélite, Hi’iaka, e exibe uma ressonância 3:1 em relação à rotação de Haumea, o que significa que as partículas geladas que compõem o anel giram três vezes mais devagar do que o planeta anão gira sob o seu próprio eixo.

“Existem diferentes explicações possíveis para a formação do anel. Pode ser originário de uma colisão com outro objecto, ou da dispersão de material de superfície devido à alta velocidade de rotação do planeta anão,” realça Ortiz (IAA-CSIC).

É a primeira vez que um anel foi descoberto em torno de um objecto trans-neptuniano, e mostra que a presença de anéis pode ser muito mais comum do que se pensava anteriormente, tanto no nosso Sistema como noutros sistemas planetários.
ZAP // CCVAlg

Haumea é um planeta anão para lá de Plutão e tem um anel Astronomicalnews200transp
Ir para o topo Ir para baixo
https://astronomiamadora.forumeiros.com
 
Haumea é um planeta anão para lá de Plutão e tem um anel
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Estudo mostra como a água pode ter corrido à superfície de um planeta Marte jovem, frio e gelado
» O fim do mundo foi remarcado para Outubro
» Motores e acessórios para Montagem Equatorial SW EQ3-2
» Cientistas desenvolvem "superplantas" para vida em Marte
» Asteróide será utilizado para exercício de defesa planetária

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Astronomia Amadora :: Notícias Astronómicas :: Internacionais-
Ir para: