Astronomia Amadora

Fórum dedicado a todos os astrónomos amadores que se dedicam à Astronomia e à Astrofotografia
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Setembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
CalendárioCalendário
Palavras chave
Encerramento deste Fórum
Os extraterrestres não nos contactam porque nem sabem que há estrelas EmptySab Out 28, 2017 6:21 pm por Admin
Dado o total desinteresse e a não participação pública neste Fórum, termino hoje as actualizações que vinha fazendo.

28/10/2017


Comentários: 0
Sobre este Fórum
Os extraterrestres não nos contactam porque nem sabem que há estrelas EmptyQui Set 28, 2017 8:44 pm por Admin
Construi este Fórum na expectativa de poder captar a atenção dos astrónomos amadoras - e também dos experts na matéria -, para trocarmos conhecimento, nomeadamente para quem se inicia na astronomia amadora e na astrofotografia.

Seria bom ter aqui um ponto de encontro, tipo conversa de café, onde poderiam ser debatidos temas relacionados com a finalidade deste Fórum.

Assim e como ainda …


[ Leitura completa ]
Comentários: 0
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 86 em Seg Set 02, 2019 12:28 pm

Compartilhe
 

 Os extraterrestres não nos contactam porque nem sabem que há estrelas

Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 68
Pontos : 3811
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/09/2017
Idade : 73
Localização : Lisboa

Os extraterrestres não nos contactam porque nem sabem que há estrelas Empty
MensagemAssunto: Os extraterrestres não nos contactam porque nem sabem que há estrelas   Os extraterrestres não nos contactam porque nem sabem que há estrelas EmptySab Out 21, 2017 10:09 pm

Os extraterrestres não nos contactam porque nem sabem que há estrelas Zap21102017
Lucianomendez / Wikimedia
Conceito artístico do exoplaneta Upsilon Andromedae, com as suas enormes luas

A humanidade ainda não entrou em contacto com civilizações alienígenas e não encontrou vestígios de vida extraterrestre porque a maior parte dos planetas potencialmente habitáveis faz parte da categoria de mundos aquáticos cobertos de gelo.

Segundo o cientista planetário Alan Stern, líder da missão New Horizons para Plutão, “os mundos aquáticos são um dos melhores ambientes para o nascimento de vida. Os clarões de supernovas, os meteoritos, mudanças climáticas e outros acontecimentos que podem eliminar a vida na Terra não os ameaçam”, explicou Stern.

Nos anos 60 do século passado, o astrónomo norte-americano, Francis Drake, criou uma fórmula para calcular o potencial número de civilizações extraterrestres existentes.

Entretanto, o físico Enrico Fermi, em resposta a uma avaliação da probabilidade bastante alta de contactos interplanetários, prognosticada pela Equação de Drake, desenvolveu uma tese, conhecida agora como o Paradoxo de Fermi: se as civilizações extraterrestres são tão numerosas, por que é que a humanidade não encontra nenhuma prova?

Os cientistas procuraram resolver esse paradoxo de várias formas, o mais popular era a hipótese da “Terra única“. Segundo essa teoria, o surgimento dos seres inteligentes requer condições únicas, ou seja, uma cópia exacta do nosso planeta.

Outros astrónomos acreditam que seja impossível entrar em contacto com os extraterrestres, pois civilizações galácticas desaparecem demasiado rápido para podermos detectá-las ou estão escrupulosamente a esconder a sua presença da humanidade.


Stern propôs a sua própria explicação do paradoxo Fermi, que não exige a existência de civilizações inteligentes ou justificação da unicidade da Terra.

Examinando as listas de exoplanetas que estão na chamada “zona habitável”, uma zona na órbita onde a água pode ficar em estado líquido, o cientista planetário da NASA notou que muitos planetas, parecidos à Terra, não são corpos celestes rochosos, mas mundos aquáticos. Esses planetas podem ser completamente cobertos de água no estado líquido ou de gelo, debaixo do qual há um oceano semelhante aos dos satélites de Júpiter ou Saturno.

Segundo o cientista, as condições climáticas nesses planetas são mais favoráveis para o nascimento e desenvolvimento de vida. Assim, Alan Stern considera que possivelmente a vida em tais planetas exista nas profundezas oceânicas.

“Habitantes dos mundos desse tipo nem suspeitam que no universo há estrelas, espaço e outros planetas. Por isso nem eles nem nós sabemos da existência uns dos outros”, concluiu o cientista.

ZAP // Sputnik News
Por SN - 21 Outubro, 2017
Os extraterrestres não nos contactam porque nem sabem que há estrelas Astronomicalnews200transp
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário https://astronomiamadora.forumeiros.com
 
Os extraterrestres não nos contactam porque nem sabem que há estrelas
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Dúvida]Raiz de 4 pode ser -2 ??
» Eletrodinâmica
» resistor impedir queima do LED
» Movimento Circular
» circuito elétrico

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Astronomia Amadora :: Notícias Astronómicas :: Internacionais-
Ir para: